Esse semestre eu estou cursando Projeto Orientado em Computação I (POC I).
A primeira tarefa era fazer um esboço de Projeto de Monografia e mais uma vez, meu tema é a Plataforma Xemelê.

Já faz uns anos que estou tentando ter tempo e dinheiro, para focar de vez nesse Projeto. E até agora eu não consegui. Eu fico frustado porque a gente fala disso a muito tempo e nunca que sai. Daí eu vejo o google desenvolvendo o Social Stream e caminhando nesse sentido… O jester até comentou sobre isso tempos atrás.

Mas vamo que vamo, esse ano vamos ter muita coisa escrita e vários protótipos =D
Estou escrevendo junto com o dpadua e o jester um esboço do Protocolo Xemele, no wiki do projeto.

Tarefa 1:

Introdução:

Hoje em dia as pessoas usam vários recursos computacionais em rede para se comunicarem, por exemplo: redes sociais, blogs, mensagens instantâneas, email, etc. O problema, é que cada sistema usa sua própria base de autenticação e não exporta o conteúdo (contatos, conversas, arquivos, etc), forçando o cadastro de contatos novamente, e ainda, deixando todo esse conteúdo perdido ou preso para uso exclusivo do próprio sistema.

Baseando-se nesse problema, decidiu-se pesquisar sobre softwares ou estratégias de agregação de conteúdo, para tornar os ambientes de interação ou comunicação mais transparentes.

Objetivos:

A intenção deste trabalho é encontrar e desenvolver um mecanismo de agregação de conteúdo, cujas fontes são redes sociais, blogs, mensagens instantâneas, etc. Alguns exemplos de conteúdos, são: imagens, músicas, vídeos, comentários, etc.

O mecanismo a partir de uma única conexão será capaz de coletar tais conteúdos e indexá-los por usuário. Numa outra etapa, uma rede social poderá fazer a coleta de conteúdo por usuário.

O usuário é identificado pelo JID, que é um identificador único em uma rede Jabber/XMPP. O Jabber/XMPP é um um Protocolo para troca de mensagens instantâneas e presença, e é uma alternativa ao ICQ, MSN, AIM, Yahoo Messenger, etc.

Resultados Esperados:

O benefício desse serviço para o usuário, é que a partir de um único sistema ele pode ter acesso a todo conteúdo produzido por ele e sua rede de contatos, em diferentes sistemas.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone